FÍSICA - Campo magnético e força magnética
Considere as partículas 1 e 2, carregadas com a mesma carga elétrica que penetram com a mesma velocidade em um campo magnético uniforme, descrevendo trajetórias circulares. Os raios dessas trajetórias são tais que r1 = 2 · r2.
Um solenoide de 30 cm de comprimento e composto de 100 espiras é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade 500 mA.
Considerando a intensidade do campo magnético no interior do solenoide é:
(Fatec-SP) Uma criança brincando com um ímã, por descuido, o deixa cair, e ele se rompe em duas partes. Ao tentar consertá-lo, unindo-as no local da ruptura, ela percebe que os dois pedaços não se encaixam devido à ação magnética.
Pensando nisso, se o ímã tivesse o formato e as polaridades da fgura a seguir, é válido afrmar que o ímã poderia ter se rompido:
A) na direção do plano α.
B) na direção do plano β.
C) na direção do plano π.
D) na direção de qualquer plano.
E) apenas na direção do plano β.
Em um circuito elétrico existem quatro fios idênticos por onde ocorre a passagem de corrente elétrica, sem que nenhum deles toque o outro, como na configuração abaixo:
Determine o sentido e a direção do campo magnético resultante no ponto E localizado exatamente no centro de passagem desses fios.
A) Para direita.
B) Saindo da folha de papel.
C) Para esquerda.
D) Entrando na folha de papel.
E) Nulo.
Um acelerador de partículas provoca um aumento de velocidade em uma partícula carregada por meio de campos eletromagnéticos. Essa partícula é atirada contra um ponto específico, onde existem detectores que registram o evento. Para o acelerador funcionar adequadamente utiliza dois conceitos físicos: o aumento de velocidade da partícula carregada, sua aceleração, que ocorre devido à presença de um campo elétrico, sendo que a mudança de trajetória (quando é curvada) resulta da ação de um campo magnético. Os aceleradores de partículas têm como princípio de funcionamento uma fonte de íons, geralmente obtida ionizando-se átomos de hidrogênio, constituídos por um próton em seu núcleo, juntamente com um nêutron e um elétron orbitando ao seu redor. O feixe de partículas produzido é utilizado no acelerador, onde campos elétricos atraem ou repelem essas partículas carregadas, produzindo uma aceleração. Uma partícula com carga de q = 3,2 · 10-19 C é colocada perpendicularmente em uma região de campo magnético uniforme B = 4 · 108 T, com velocidade de 5 · 106 m/s. Qual valor da força magnética que atua na partícula nesse momento? Despreze o efeito de outras forças.
Sobre os campos magnéticos, podemos afirmar corretamente que:
A) só existem próximos a ímãs.
B) só provocam interação com qualquer metal.
C) as linhas de campo magnético saem do polo magnético sul.
D) as linhas de campo magnético sempre são paralelas.
E) o campo magnético é um campo vetorial, ou seja, cada ponto contém um vetor.
Quando o telefone fixo de uma residência toca a tensão enviada é de 40 a 90 volts, aproximadamente, pois depende de vários fatores. A corrente elétrica que o atravessa é baixa, cerca de 0,5 A. A tensão é alta, mas necessária para tocar as campainhas que antigamente eram de bobina.
Em um fio condutor retilíneo utilizado antigamente para telefonia a corrente elétrica que deve atravessá-lo gera um campo magnético a uma distância de 2 cm do fio. Sendo essa corrente elétrica de 0,5 A, determine o valor do campo magnético criado nesse ponto.
(Unifesp) A figura mostra uma bússola que, além de indicar a direção dos polos magnéticos da Terra, indica também a inclinação a das linhas de campo no local onde ela está.
Bússolas como essa se inclinam αE em regiões próximas ao equador, αT em regiões próximas aos trópicos e αP em regiões próximas aos círculos polares.
Conhecendo a configuração do campo magnético terrestre (veja a fgura abaixo),
pode-se afrmar que:
Um professor de Física monta com seus alunos em sala de aula um motor elétrico bastante simples para ajudar na compreensão de sua montagem e funcionamento. Para o experimento, ele utiliza uma espira de cobre (bobina) possuindo 20 voltas, a uma distância de 6 cm do ímã, sendo percorrida por uma corrente de 3 mA. O fio de cobre esmaltado deve ser raspado em uma das extremidades (ver esquema abaixo). Determine o campo magnético gerado no motor elétrico do experimento quando uma pilha de 1,5 V é ligada ao fio, gerando a corrente descrita acima.
Esquema da montagem do motor elétrico simples.
(UFSM-RS) O campo magnético pode ser produzido pelo movimento de cargas elétricas ou, como ocorre nas ondas eletromagnéticas, pela variação do fluxo de campo elétrico local. Em qual das figuras a seguir está representado corretamente o campo magnético?
Dois fios retilíneos e paralelos, distantes 1 cm um do outro, são percorridos por correntes elétricas de intensidade igual a 10 A que apontam para o mesmo sentido.
Considerando que a permeabilidade magnética do meio é μ0 = qual é a intensidade da força magnética entre os fios para cada trecho de 1 m?